Covid-19: Prefeitura realiza testagem e mais de mil atendimentos médicos na zona rural de Ilhéus

 

Durante os meses de julho e agosto, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou mais de dois mil atendimentos de saúde, entre consultas médicas e realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma nas comunidades da zona rural do município. Segundo informou Fábio Mantena, supervisor da Central de Regulação, as equipes do Departamento de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e os agentes de saúde e de combate às endemias atuam de forma integrada.

“Descentralizamos os serviços básicos de saúde, proporcionando atendimento célere e de forma mais prática à população que reside em localidades distantes. A Prefeitura sempre foi sensível ao trabalho social, cuja proposta é mostrar que a zona rural também é prioridade nas ações de melhorias da saúde”, frisou Geraldo Magela, titular da Sesau.

Mesmo com a pandemia, o Município assegura os serviços evitando que a população se desloque até unidades de saúde da Sede em busca de atendimento e, consequentemente, reduzindo a taxa de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). “Estamos realizando o trabalho de prevenção através de exames laboratoriais, além de realizar o controle sanitário referente ao coronavírus, com educação continuada junto à comunidade para evitar o aumento de casos da doença”, explicou a enfermeira Paloma Sena.

O trabalho desenvolvido nas comunidades rurais se estende à busca ativa, com realização de testes rápidos para detecção de casos positivos da Covid-19. Em algumas situações, os pacientes com sintomas leves ou assintomáticos são encaminhados ao Abrigo Mamoã para cumprir o isolamento social. “A busca ativa visa orientar a comunidade como se precaver contra o coronavírus e também orientar sobre os cuidados contra a dengue”, explicou Rejane Soares, agente de combate às endemias.

Os moradores das localidades atendidas tiveram à disposição médicos clínicos e pediatras, atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, sala de multivacinação, distribuição de medicação, além da realização de testagem rápida para detecção da Covid-19.

As localidades de Ponta da Tulha, Tibina, Aderno, Retiro, Mamoã, Sambaituba, Ribeira das Pedras, Vila Olímpio, Aritaguá, Couto, Santo Antônio e Vila Cachoeira já receberam as ações itinerantes. As equipes seguem cronograma estabelecido para a oferta dos serviços, dando continuidade ao cuidado e direito à saúde.

Zona rural saúde

Related product you might see:

Share this product :

Postar um comentário

RBC 2019. Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2019. APAEXONADOS - All Rights Reserved Netto Borgges