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Shop now !A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) trabalhou de maneira firme para a prorrogação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (...
Shop now !Segue o link da página da APAE DE ILHÉUS no facebook:https://www.facebook.com/apaeilheus...
Shop now !O “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é tema da Semana da
pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2020). Foi definido com o propósito de fomentar o
debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com
deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.
De base conceitual importante quando se propõe identificar a valorização de
pessoas e sua atuação na sociedade, predominam nas diferentes agendas das políticas públicas,
assistência social, educação e saúde, em que se discutem e defendem direitos das pessoas em
situação de vulnerabilidade. Dentre as quais, pessoas em situação de deficiência, ainda
fragilizadas quando se trata de serem ouvidas e respeitadas em suas proposições e ou
intervenções reivindicatórias.
Nem sempre ocupando o lugar social como filho, irmão, usuário,
aluno, paciente, profissional ou cidadão, tendem a renunciar as suas ideias, diante de atitudes
perversas, discriminatórias e excludentes.
A Rede Apae identifica esse tema como vetor de mudanças no olhar para as pessoas
com deficiência, sob a ética e os valores morais que dão concretude à existência humana.
Evidencia os conceitos que integram e constituem o protagonismo e acenam sua
relação com o empoderamento e concretização da inclusão social. Uma conquista complexa, que
resulta de duras lutas, divergências e heranças culturais predominantes nas maneiras de pensar
e agir na sociedade.
Começamos pelo entendimento de protagonismo, conforme Jubram (2017),
O “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é tema da Semana da
pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2020). Foi definido com o propósito de fomentar o
debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com
deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.
De base conceitual importante quando se propõe identificar a valorização de
pessoas e sua atuação na sociedade, predominam nas diferentes agendas das políticas públicas,
assistência social, educação e saúde, em que se discutem e defendem direitos das pessoas em
situação de vulnerabilidade. Dentre as quais, pessoas em situação de deficiência, ainda
fragilizadas quando se trata de serem ouvidas e respeitadas em suas proposições e ou
intervenções reivindicatórias.
Nem sempre ocupando o lugar social como filho, irmão, usuário,
aluno, paciente, profissional ou cidadão, tendem a renunciar as suas ideias, diante de atitudes
perversas, discriminatórias e excludentes.
A Rede Apae identifica esse tema como vetor de mudanças no olhar para as pessoas
com deficiência, sob a ética e os valores morais que dão concretude à existência humana.
Evidencia os conceitos que integram e constituem o protagonismo e acenam sua
relação com o empoderamento e concretização da inclusão social. Uma conquista complexa, que
resulta de duras lutas, divergências e heranças culturais predominantes nas maneiras de pensar
e agir na sociedade.
Começamos pelo entendimento de protagonismo, conforme Jubram (2017),
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