O QUE É O MOVIMENTO APAEANO ?

 Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência

Resultado de imagem para movimento apaeano
2 A deficiência No Brasil No Brasil, segundo o IBGE, são 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 14,5% da população do país, com as seguintes deficiências:
3 O que é o Movimento Apaeano?
O Movimento Apaeano é a maior rede de atenção integral á pessoa com deficiência intelectual e múltipla.Quando surgiu o Movimento? A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae ) foi criada em 1954, no Rio de Janeiro. Surgiu no cenário brasileiro graças ao esforço de um grupo de pais que, inconformados com a escassez de informações sobre a deficiência intelectual, resolveram pesquisar e entender o assunto como forma de oferecer qualidade de vida a seus filhos. Hoje, a instituição forma uma rede que reúne a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações das Apaes nos estados e mais de duas mil Apaes, em todo o país
4 Quem participa dessa rede
Quem participa dessa rede? A rede Apae conta com os pais, amigos, pessoas com deficiencias, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para promover e defender os direitos de cidadania e a inclusão social dos brasileiros com deficiênciaQuais são as conquistas do Movimento Apaeano? Dentre as inúmeras realizações do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, destacam-se: a inclusão educacional e profissional, o desenvolvimento da tecnologia do Teste do Pezinho e a sua incorporação na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas, como instrumentos pedagógicos na formação dessas pessoas, e a introdução de novas técnicas para a estimação precoce, para auxiliar no desenvolvimento da criança com deficiencia.
5 Estrutura do Movimento Apaeano
6 Frentes de atuação da Apae
As ações são orientar pelos eixos:APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR atendimento educacional especializado ao estudante com deficiencia intelectual e múltipla incluindo na escola comum;ESCOLA ESPECIAL DA APAE acolhimento aos estudantes com deficiencia intelectual e múltipla mas séries iniciais do ensino fundamental, quando necessitam de apoio intensivo;INCLUSÃO NO TRABALHO articulação com os vários setores e preparação do estudante/ trabalhador para o processo de inclusão social.
7 Frentes de atuação da Apae
DEFESA DE DIREITOS Inclusão dos direitos das pessoas com deficiencia em todas as políticas públicas;PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVELatenção integral da pessoa com deficiencia, em todo o seu ciclo de vida;APOIO Á FAMÍLIA oferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente;AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA cria situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiencia intelectual.
8 Projetos estruturantes da Rede Apae
Universidade Corporativa da Rede Apae (Uniapae);Apae em redePolítica de Acompanhamento e Monitoramento de AçõesSala de SoluçõesSustentabilidade Institucional

9 Conhecendo os projetos
UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA REDE APAE – UNIAPAEAutonomia, equidade, ética, profissionalismo e transparecia

Related product you might see:

Share this product :

Postar um comentário

RBC 2019. Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2019. APAEXONADOS - All Rights Reserved Netto Borgges