Prefeitura de Ilhéus capacita servidores para ampliar realização de testes rápidos

..

A Prefeitura de Ilhéus, com o objetivo de ampliar o rastreamento de casos positivos de coronavírus e adquirir mais dados sobre a pandemia no município, realizou na manhã desta sexta-feira (15) a capacitação de servidores para a descentralização dos testes rápidos por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no auditório do órgão. O objetivo é instruir os profissionais que atuam nas unidades de saúde a realizar o procedimento do teste rápido com maior amplitude.

“A descentralização dos testes rápidos consiste na busca ativa dos agentes epidemiológicos e comunitários na microrregião de cada unidade de saúde. Sendo identificado um caso suspeito que se encaixe no protocolo do Ministério da Saúde, o enfermeiro, o técnico de enfermagem ou o agente da atenção básica se dirige ao domicílio do paciente para realizar o teste. É uma continuidade dos bloqueios sanitários que temos realizado desde o início da pandemia, que além da abordagem educativa e de identificação de casos suspeitos, agora realiza o teste rápido”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde da Sesau, Gleidson Santana.

Pacientes que apresentarem sintomas leves devem permanecer em isolamento social domiciliar, com o acompanhamento da vigilância epidemiológica da Sesau, e os que apresentarem sintomas agravados como falta de ar e febre persistente, devem ser encaminhados para o Centro de Atendimento Covid-19. 

Caso algum usuário suspeite de infecção pelo Covid-19 e apresente sintoma, deve entrar em contato com a Central Covid-19 por algum dos números (73) 9999-4010, 98862-6206, 98126-8856,  9170-5592 e 99199-5859. Caso se enquadre no protocolo, uma equipe da vigilância epidemiológica se dirige ao domicílio do paciente para a testagem.

“Nosso prefeito, por ser médico e ter visão de saúde pública, entende a necessidade das ações para o controle da Covid-19. Uma preocupação muito válida. Em constantes reuniões com a saúde, o prefeito realiza determinações como essa, justamente para ampliar o rastreamento e controlar o coronavírus em Ilhéus”.

Uma média de 100 testes rápidos são realizados por dia pela Sesau. Profissionais de enfermagem coordenadores dos módulos das regiões sul, oeste, central e norte e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), participaram do treinamento para a multiplicação do conhecimento para suas equipes.


Related product you might see:

Share this product :

Postar um comentário

RBC 2019. Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2019. APAEXONADOS - All Rights Reserved Netto Borgges