''A Prefeitura preparou Ilhéus em todos os níveis para a Covid-19'', afirma coordenador do COE


“A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Conquista é a referência para os pacientes infectados por coronavírus que apresentarem o agravamento dos sintomas e necessitarem de um acompanhamento presencial”, explicou em entrevista na manhã desta sexta-feira (17), o coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE) de Ilhéus e médico cardiologista, Dr. André Cezário, no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM.

“Antes de Ilhéus ter a necessidade, o prefeito Mário Alexandre se antecipou e pactuou com o Estado os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus, que hoje dispõe de 11 leitos de UTI e, dentro de 10 dias, mais 9 estarão disponíveis, somando ao todo 20 leitos de UTI para essa fase inicial. No Hospital Costa do Cacau, ajustamos 15 leitos de UTI para Ilhéus”, disse o médico Cezário, ao afirmar que a Prefeitura de Ilhéus foi uma das poucas no Estado que se antecipou e solicitou a liberação dos leitos junto à secretaria de saúde da Bahia (Sesab).

“Para evitar o contágio da doença Covid-19 nas unidades de saúde, o prefeito Mário Alexandre identificou a necessidade de Ilhéus ter uma unidade específica, por isso está sendo montado o Centro de Triagem no Centro de Convenções com 20 leitos, sendo 10 salas amarelas, destinadas aos pacientes que passarão por hidratação e observação, e 10 salas vermelhas, destinadas aos pacientes mais graves que precisarão de UTI”, informou.

A saúde informou ainda que no Centro de Triagem terão 3 respiradores para atender a necessidade inicial. “A proposta é receber o paciente durante um período e, os mais graves, serão transferidos para internamento em UTI em unidade de referência”, detalhou.

A saúde de Ilhéus segue os protocolos determinados pelo Ministério de Saúde para o atendimento de demandas do coronavírus, explica Cezário. Os usuários que necessitam de atendimento em caso de suspeita de infecção por coronavírus, devem entrar em contato para a Central de Atendimento Covid-19 da secretaria de saúde de Ilhéus (Sesau) por meio dos números (73) 99995-4010, 98862-6206, 98126-8856.

“Caso a Central Covid-19 da Sesau identifique que a pessoa se encaixa nos protocolos, será realizada a visita da equipe epidemiológica, que fará o monitoramento do paciente, e, se for identificada a necessidade, será feita a coleta”, explicou o entrevistado, ao reforçar que esse procedimento obedece as normas do Ministério da Saúde.

Assim como em todo o Brasil, está sendo realizada em Ilhéus a telemedicina, um procedimento de uma consulta médica para o acompanhamento do paciente, por conferência, em conformidade com o órgão federal de saúde. “Se após 14 dias, a pessoa não apresenta sintomas, está curada”, sublinhou Cezário.

Related product you might see:

Share this product :

Postar um comentário

RBC 2019. Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2019. APAEXONADOS - All Rights Reserved Netto Borgges